quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O nascimento da Greenpeace e a sua propagação pelo mundo


  

   Activistas ecologistas, de modo a impedir um teste nuclear norte-americano nas ilhas Aleutas, uniram-se e venderam crachás para que pudessem arrecadar fundos para a sua viagem. Estes crachás continham as palavras green (verde) e peace (paz), que englobavam em duas bandeiras separadas, que se hastearam a bordo da embarcação da organização Don’t Make a Wave Committee, com ideia de passarem o sentimento de propagação do pacifismo e defesa do meio ambiente. Como o espaço no crachá era bastante diminuto, uniram ambas as andeiras, nascendo assim a expressão Greenpeace, nome este que futuramente foi adoptado pela organização.

    A Greenpeace viria a ser fundada em 1971, no Canadá, por imigrantes americanos, acabando por arrecadar colaboradores de todo o mundo e de estilos de vida diferentes, como hippies e membros de comunidades Quakers americanas que se oponham à guerra do Vietname. Os nomes mais conhecidos no que toca a fundadores da organização foi Robert Hunter, Paul Watson, a Sea Shepherd Conservation Society, Patrick Mooree a empresa Greenspirit. Actualmente a Greenpeace tem cerca de três milhões de colaboradores em todo o mundo. 
   Algo que sempre se destacou é a sua postura em recusar recursos vindos de governos, empresas e partidos políticos, cujas campanhas procuravam constranger e promover os principais agressores do meio ambiente, atraindo a atenção da população para assuntos urgentes tais como o meio ambiente, conquistando importantes vitorias como o encerramento de centros nucleares americanos que se preocupavam em executar testes. Conseguiram, igualmente, proibir a importação de pele de morsa pela União Europeia, a caça ás baleias, o encerramento de testes nucleares no Alasca e Oceano Pacífico, como também a protecção da Antárctida contra a extracção de substâncias minerais. No caso da Amazónia, foi denunciada a extracção ilegal de madeira na região. A exportação de lixos tóxicos para países menos desenvolvidos foi igualmente alcançada.

   Actualmente a Greenpeace é uma organização internacional, que apoia e privilegia campanhas ambientais à escala mundial, cuja sede se mantem na Holanda dividindo-se em delegações nacionais e regionais em 41 países. São utilizados métodos não-violentos de modo a expor as agressividades impostas ao meio ambiente, de modo a forçar a utilização de soluções mais ecológicas. 
   Nos dias de hoje, os temas mais retratados são as alterações climáticas, a protecção das florestas e dos Oceanos, a luta contra a caça à baleia, a luta contra a engenharia genética, os estudos nucleares e a propagação de resíduos tóxicos. A Greenpeace faz questão de marcar presença nos locais onde se afirma haver crimes contra a natureza, cujo veículo mais conhecido é o barco Rainbow Warrior

Fontes: http://www.greenpeace.org/international/en/
            http://www.utne.com/community/wavesofcompassion.aspx
            http://www.greenpeace.org/portugal/pt/greenpeace/vitorias/
            
Andreia Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.