quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ecologistas denunciam abate ilegal do Lobo Ibérico




   No dia de hoje, inúmeras associações ecologistas e ambientalistas Portuguesas e espanholas uniram-se para denunciar o abate de mais um lobo ibérico, no concelho de Vila Nova de Paiva, exigindo que as autoridades tomassem medidas. Em comunicado, 12 organizações, incluindo a Liga para a Protecção da Natureza, o Grupo Lobo e a Quercus afirmaram “O lobo ibérico é uma espécie ameaçada e protegida por lei, cuja protecção é um dever inalienável do Estado Português e cuja perda empobrece toda a sociedade". As associações admitem não poderem assistir “de braços cruzados” ao desaparecimento do lobo ibérico, cuja população se encontra no Rio Douro, agora com menos de 50 animais desta espécie, sujeitos a várias ameaças, todas delas de origem da mão dos humanos.

   
   O lobo encontrado morto no concelho de Vila Nova de Paiva apresenta ferimentos de tiros de caçadeira, disparados à queima-roupa, cuja intencionalidade do crime “não deixa dúvidas”. Supõe-se que se trata de um ato de perseguição deliberada, tendo o animal sido abatido e de seguida abandonado no local.

   O instituto da Conservação da Natureza e das Florestas recebeu exigências para que “estes crimes contra o nosso património natural” sejam severamente punidos.

Desde há um ano, este é já o quinto acto criminoso do género que se tem conhecimento, juntando-se à morte de quatro lobos na população a norte do Douro […]. Destes quatro casos recentes, apenas um resultou em acusação judicial, com aplicação de uma multa irrisória, não tendo havido quaisquer acusações ou penalizações legais nos restantes” denunciam as associações subscritoras.

   Inicialmente o lobo ibérico era perseguido por agricultores, tendo passado para caçadores furtivos nos últimos anos. Unindo-se a esta realidade, a pequena população, que tende a diminuir de ano para ano, tem que se deparar com a diminuição do seu habitat natural, ocupado por grandes infra-estruturas e urbanizações. A associação ecologista espanhola Ecologistas en acción, anunciam um “extermínio anunciado” e apelam igualmente pela penalização de todos aqueles que ousam ferir o meio ambiente.









 Andreia Martins




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.