No fenómeno maçónico existe uma
ligação que une o Homem a algo que o ultrapassa que é designada por Rito. Esta palavra tem duas acepções
distintas: a mais comum é que representa um sistema maçónico, uma estrutura
completa ou que representa uma técnica de acção sobre o corpo humano num plano
espiritual.1 Nestes sistemas, é importante referir que cada Rito tem os seus próprios desígnios e Graus. Os Graus 1 e 2 representam o período de aprendizagem (em regra não inferior a um ano). Com a iniciação no grau 3, atinge-se a condição de Maçom Perfeito e passa-se a gozar de todos os direitos e deveres de um Membro da Ordem. Estes três Graus compõem a chamada de Maçonaria Azul. Com a passagem para o Grau 4, entra-se na chamada de Maçonaria Vermelha que é destinada somente àqueles que demonstram qualidades excepcionais de trabalho e de compreensão dos fins da Maçonaria. Entra-se portanto num domínio de Graus Superiores (ou de Cúpula) opostos aos Graus Inferiores (ou de Base). Do Grau 19 ao 32, percorre-se a Maçonaria Negra, composta pelos seus Areópagos, Tribunais e Consistórios. Os Maçons de Grau 33 compõem a chamada de Maçonaria Branca, composta pelos Supremos Conselhos.2 Aludir a estes Ritos e
Rituais existentes levará a pecar por defeito, por esquecimento ou por ignorância
de rituais já extintos ou raros. Mas, mesmo com carácter exemplificativo e
recorrendo apenas à memória, é possível identificar alguns dos mais difundidos
actualmente e são eles:
- o Rito Escocês Antigo e Aceite
- o Rito de York
- o Rito Escocês Rectificado
- o Rito Francês ou Moderno
- o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim
- o Rito de Emulação
- o Rito Sueco
- o Rito de Zinnendorf
- o Rito Operativo de Salomão
- o Rito Adonhiramita.
Referindo
brevemente as características de cada um e começando pelo Rito Escocês Antigo e Aceite, este deriva do Rito de Heredom e da época da fuga dos Cavaleiros Templários para a
Escócia. Ligados ao Antigo Testamento e à lenda de Hiram (na lenda, Hiram é
abordado três vezes para revelar o segredo de um Mestre Maçom, no projecto do
Templo, senão perderia a sua vida. Nas duas vezes ele recusa com a frase:
"Perco a minha vida, mas não revelo os segredos”. Na terceira vez, negando
novamente os segredos a um terceiro enviado para obtê-los, Hiram é morto.
Quando Hiram Abiff é encontrado, ressuscita da sepultura) julga-se que alguns
dos ritos descritos eram praticados por outras ordens secretas existentes em
França, na Alemanha e na Escócia. O rito é composto por três graus simbólicos e
trinta filosóficos. O Rito Escocês Antigo
e Aceite é o mais especulado, difundido e praticado nos nossos dias.
Geridos pelas Obediências Maçónicas, cada um dos três primeiros graus apresenta
ensinamentos básicos simbólicos aos aprendizes Maçons. Quando o Maçon atinge o
3º Grau diz-se que este está em pleno usufruto de suas prerrogativas maçónicas.
Os graus referidos como Filosóficos são graus elevados onde a filosofia e a
moral são estudadas simbolicamente, em cada grau, com lendas ou mitos a estes
associados. Os graus elevados Filosóficos são geridos por vários Supremos
Concelhos, que têm como objectivo manter a uniformidade mundial dos rituais e
dos métodos utilizados.3
O Rito de York é o Rito
predominante na Maçonaria Norte
Americana. Sob a sua égide desenvolveram-se líderes da sociedade americana com
base nos princípios da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade. Este Rito de York ou Rito Americano teve
início a partir de 1797 por intermédio de Thomas Smith Webb, que fez uma
colectânea dos rituais dos Graus Simbólicos, Graus Capitulares, Graus Crípticos
e as Ordens de Cavalaria. Webb tomou por base para composição do Rito, as Ilustrações de Maçonaria e os
rituais e procedimentos da Grande Loja dos Antigos (1751). Acredita-se que o Rito de York foi levado para a
Inglaterra por volta de 1777. Neste ano Thomas Webb consegue a proeza de reunir
diversos Sumos-sacerdotes dos Capítulos numa Convenção. Após a Convenção o
companheiro Ephraim Kirby foi eleito Grande Sumo-sacerdote, transformando a
união de todos os Grandes Capítulos, o Grande Capítulo Geral dos Maçons do Real
Arco. Nos EUA as Lojas Simbólicas são denominadas de Lojas Azuis e em muitas
Grandes Lojas só se usa a terminologia Rito
a partir do 4º Grau do Rito Escocês
Antigo e Aceito e do Grau de Mestre de Marca do Real Arco. Este Rito é dividido em 4 partes:
Lojas Simbólicas - As Lojas Simbólicas, também
chamadas de "Lojas Azuis", têm os graus de Aprendiz, Companheiro e
Mestre Maçon. Esses formam a base de entrada na Maçonaria.
Capítulo do Arco Real - Os Graus Capitulares,
conhecidos como Maçonaria do Real
Arco. Conferem 4 graus: Mestre de Marca, Past Master (virtual), Mui Excelente
Mestre e Maçom do Real Arco.
Concelho Críptico - O Conselho Críptico ou Conselho
de Mestres Reais e Eleitos, confere os graus de Mestre Real, Mestre Eleito e
Super Excelente Mestre.
Comandaria Templária - Ou Ordem dos Cavaleiros
Templários. Conferem Ordens que são: a Ordem da Cruz Vermelha, a Ordem de Malta
e a Ordem do Templo.
O Rito Escocês Rectificado foi relançado nas suas bases actuais,
graças ao trabalho de Jean-Baptiste Willermoz, que mantinha relações com maçons de toda a Europa, principalmente
com os Irmãos mais qualificados de todos os ritos. O sistema maçónico que o
interessava foi o da Estrita Observância Templária, por razões de origem
templária que esse sistema atribuía à Maçonaria
e pela sua organização. Este teve origem pela introdução em França, dos
directórios escoceses em 1773 e em 1774. O sistema era constituído por 9 graus,
compreendendo três classes:
1a classe: Aprendiz, Companheiro e Mestre.
2a classe: Escocês vermelho e Cavalheiro da Águia
Rosa Cruz.
3a classe: (ordem interna): Escocês verde; Escudeiro
noviço; Cavalheiro e Professos.
Os Professos eram considerados Superiores
Incógnitos, pois não eram conhecidos dos membros da Ordem. O chefe possuía o
título de Grande Superior da Ordem. O sucesso das lojas do Rito Escocês Rectificado foi total na França, principalmente porque
elas eram oriundas das tradições templárias e sobretudo porque os seus chefes
eram nobres autênticos, príncipes, duques, barões e as iniciações eram muito
selectivas. Nessa mesma época estava a instalar-se o Grande Oriente da França,
que fez questão de agrupar os Directórios Escoceses sob a sua égide, promovendo
a assinatura de um Tratado nesse sentido. Os rituais foram modificados
substancialmente, diferenciando o sistema da Maçonaria Tradicional. Esta é a razão pela qual o sistema foi
denominado de Rito Escocês Rectificado.
O Rito Francês ou Moderno é utilizado por Maçons, com grande difusão e prática no
continente europeu. O nome deve-se à adopção do Ritual da "primeira"
Grande Loja de Londres, dita dos Modernos e que foi traduzido para a utilização
das primeiras Lojas Simbólicas em França. Assim o Rito dos "modernos" é traduzido para francês e passa a
denominar-se de Rito Francês ou Rito
Moderno. Se citamos uma primeira Grande Loja, é porque na Maçonaria Inglesa assistiu-se em 1751 ao
aparecimento de uma segunda Grande Loja. Esta Grande Loja, dita dos
"Antigos Maçons" apresenta-se como congregando os Maçons fiéis aos "antigos
costumes" e critica a primeira Grande Loja, dita dos "Modernos",
por introduzir inovações e modificações aos Rituais. Estas rivalidades fazem
parte da história da Maçonaria
Inglesa até 1813, data a partir da qual se fundem, não na sua totalidade, a actual
Grande Loja Unida de Inglaterra. O conjunto da Alta Maçonaria Filosófica deste Rito compreende cinco Ordens de
Sabedoria:
1ª Ordem:
Eleito ou Eleito Secreto.
2ª Ordem:
Grande Eleito ou Grande Eleito Escocês.
3ª Ordem:
Cavaleiro Maçon ou Cavaleiro do Oriente.
4ª Ordem:
Soberano Príncipe Rosa-Cruz, Cavaleiro da Águia e do Pelicano ou Perfeito Maçon
Livre.
5ª Ordem:
Ilustre e Perfeito Mestre.
O Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim é actualmente o Rito Maçónico mais esotérico e secreto. Foi
fundado em Veneza em 1788. O Rito
difundiu-se rapidamente em Milão, Génova, Nápoles e apareceu em França com
Michel Bedarride. Este Rito
foi constituído em Montauban em 1815, por Francos-maçons que em 1799 haviam
participado com Napoleão Bonaparte da Missão no Egipto. A maioria dos membros
que acompanharam Bonaparte na Missão no Egipto eram Maçons pertencentes a
antigos Ritos iniciáticos: Irmãos Africanos, Rito Primitivo e Grande Oriente de
França. Os Irmãos da Missão do Egipto decidiram renunciar à filiação maçónica
vinda da Grande Loja da Inglaterra, e assim nascia em 1815 o Rito de Memphis em Montauban, com
numerosas Lojas no exterior e personalidades ilustres nas suas fileiras. Até
1881 os Ritos de Memphis e Misraim
seguiam rotas paralelas e concordes, no mesmo sentido em particular. Estes começaram
a agrupar Maçons interessados no estudo do simbolismo esotérico da Maçonaria, no hermetismo e no ocultismo.
Os Ritos de Memphis e de Misraim
foram reunidos em 1881, por Giuseppe Garibaldi. Estes perpetuam a sua tradição
na fidelidade aos princípios de liberdade democrática e das ciências
iniciáticas. Os seus ensinamentos são dirigidos com 99 Graus, divididos
em 3 séries, tornando-se desta forma o Rito
Maçónico com mais graus dentro da Maçonaria Universal actual. Após os três
graus simbólicos (Aprendiz, Companheiro e Mestre) o Rito de Memphis Misraim tem os seguintes graus filosóficos:
4.º
Grau (Mestre Secreto)
9.º
Grau (Mestre Eleito dos Nove)
13.º
Grau (Real Arco)
14.º
Grau (Grande Eleito da Sagrada Abóbada)
18.º
Grau (Cavaleiro Rosa-Cruz)
28.º
Grau (Cavaleiro do Sol)
30.º
Grau (Cavaleiro de Kadosh)
32.º
Grau (Príncipe do Real Segredo)
33.º
Grau (Soberano Grande Inspector Geral)
A
partir do 33º grau, o Rito de Memphis-Misraim
é composto pelos graus esotéricos.4
O Rito de Emulação é dos mais praticados em Inglaterra e pelo mundo. Este
encontrou a sua origem na união em 1813 da Grande Loja dos Modernos, com a
Grande Loja dos Antigos. O seu nome deriva de uma Loja a “Loja de Emulação de
Aprendizagem”, que a partir de 1823 foi encarregue de instruir os maçons nas
prácticas rituais, de que resultaram a união das grandes Lojas. Este Rito é extremamente rigoroso, uma vez
que as cerimónias são regidas sobre a partitura de uma música. O ritual é
sabido de cor e existe uma dinâmica de conjunto e um exercitar da dimensão do
viver do “interior”. A linguagem corporal tem um papel mais importante que a
própria linguagem arcaica sob a qual o ritual está escrito. A emulação, a concentração
no Rito é um momento de extrema
intensidade e importância para quem o pratica. As Lojas de Emulação dispõem de
dois expertos e de jóias maçónicas específicas. Este funciona em Lojas Azuis de
três graus e é complementado por graus superiores, “Side Degrees”. Estes graus superiores
agregam as designações de:
- Mestre de Marca
- Ex-Mestre
- Muito Excelente Mestre Maçon
- Mestre Maçon do Arco Real
- Escocês Trinitário.
O Rito é
praticado em vários países e nos Estados Unidos da América é dos mais frequentes.
No sistema americano há graus adicionais que completam o trabalho da Loja, do
Capitulo e do Conselho.5
O Rito Sueco é o mais praticado nos países e em menor escala nos
Países Baixos e na Alemanha. Foi também o Rito
mais popular na Rússia até meados da Revolução Russa de 1917. É explicitamente
cavalheiresco de origem cristã e a sua origem está ligada ao Rito Escocês Rectificado e ao Rito Zinnendorf. A sua origem dá-se na reforma da Estrita Observância
Templária na segunda metade do século XVII, concretamente a partir de 1759. Por
isso, tem um sentido profundamente cristão, herdeiro da simbologia Templária. Em
1759, Carl Fredrik Eckleff estabeleceu que a partir de então, denominar-se-ia
Rito Sueco, pleno da simbologia cristã, Templária e trinitária da Estrita Observância
Templária, mas afastando-o das pretensões políticas da Ordem. Houve a
modificação das suas estruturas em 1780 e em 1801. Passou a ser praticado
dentro da regularidade administrativa exigida pela Grande Loja Unida da
Inglaterra e por isso, a prática do Rito
exige que os seus membros sejam explicitamente cristãos. A estrutura do Rito
Sueco está organizada a partir dos onze graus repartidos em três grupos, mais
um quarto grau com carácter administrativo.
I
- Graus de San Juan
1. Aprendiz
2. Companheiro (Colega)
3. Mestre Maçom ou Mestre de San Juan
II
- Graus de San Andrés
4. Mestre Eleito de San Andrés
5. Mestre Escocês ou Mestre de San Andrés
6. Cavaleiro de Oriente ou Novicio
III
- Graus capitulares
7. Muito Ilustre Irmão ou Cavaleiro de Ocidente ou
Verdadeiro Templário ou Favorito de Salomão
8. Mui Alto e Ilustre Irmão ou Cavaleiro do Sul ou
Mestre Templário
9. Irmão Alumiado ou Favorito de San Andrés ou do
Cordão Púrpura
10. Irmão da Cruz ou Mui Alumiado
IV
- Graus administrativos
11. Mui Alto e Alumiado Irmão. Cavaleiro Comendador
da Cruz Vermelha. Grande Dignatário do Grande Capítulo
12. Mestre Reinante.
O Rito Zinnendorf é hoje o mais praticado no sistema maçónico regular
na Alemanha e amplamente divulgado na Áustria e em outros países. Sobreviveu na
Rússia na época da Revolução de 1917, ao abrigo de uma combinação única com o Rito Sueco. É um Rito explicitamente cavaleiresco com influência cristã, sob um
sistema de sete graus. O Rito de
Zinnendorf tem o nome do seu fundador Johann Wilhelm Von Zinnendorf, sendo
que foi também chamado de Rito Reichell.
Recebeu este apelido do autor para ser diferenciado de outros praticados na
Alemanha. É cristão e trinitário. A práctica deste Rito significa a crença explícita nos Evangelhos, bem como na Santíssima
Trindade. Mantém os direitos de acesso irrestrito e reconhecimento de graus do Rito Sueco e do Rito Escocês, bem como do Rito
Francês. A sua doutrina era uma mistura de cristianismo com templarismo,
hermetismo e alquimia. Havia o sigilo dos altos graus, que propagaram de forma
exponencial e algumas vezes de forma desordenada. O Rito Zinnendorf foi reformado em 1819 por Carl Christian Friedrich
Wilhelm Von Nettelbladt adquirindo assim a sua forma actual, sendo ainda
praticado na sua forma original em vários países.
O Rito Operativo de Salomão apareceu no século XX, nos anos 60,
através de um projecto de investigação. O funcionamento deste Rito foi reconhecido oficialmente em Janeiro
de 1974, após um longo período de gestação. Este ressurgimento da antiga
maçonaria materializa-se como uma “Ordem Iniciática e Tradicional da Arte Real. Há o resgate
para os tempos modernos, os traços e a essência da verdadeira maçonaria
cavalheiresca. O Rito Operativo de
Salomão, como qualquer outro Rito da
maçonaria especulativa divide-se em nove níveis, subdivididos em três ordens:
I - Ordem do Templo
Aprendiz
Companheiro
Mestre
Master Secret
Mestre Maçom da Marca
II - Ordem do Templo de Salomão
Cavaleiro do
Arco Real
Cavaleiro
Rosa Cruz
III - Ordem Interna do Templo Sagrado
Contrabandista
de Luz
Mestre do
Nome Inefável
O sistema originalmente concebido por Jacques Pessoa
também inclui o Grau de Marca como uma exemplificação do companheirismo. As suas
bases são as antigas formas tradicionais do Rito
Francês, do Rito Emulação, do Rito de York, do Rito Escocês Rectificado, entre outros.6
O Rito Adonhiramita é histórico e tradicional, pois foram preservadas
em toda a sua essência as tradições ritualísticas e as práticas iniciáticas da
Antiguidade, sendo um Rito essencialmente
metafísico, esotérico e místico. É um Rito
profundamente espiritual e tem por bases teológicas as verdades bíblicas
reveladas no Antigo e no Novo Testamento, particularmente, no que concerne à
construção do Templo de Salomão e às origens do Cristianismo, com atenção
especial para os aspectos proféticos e apocalípticos de ambos os documentos
sagrados. A sua denominação deriva do nome da personagem central da Construção
do Templo de Salomão, Adonhiram (Hiram de Deus). É derivado diretamente do Rito de Heredon, e abrangia até 1873 cerca
de 12 graus, sendo 3 simbólicos e 9 filosóficos. Um século mais tarde, o Rito passou a compor-se de 33 graus e a sua
Oficina-Chefe denominou-se de Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita.
7
Ana Cristina Santos
Fontes:
1
- CARVALHO, ANTÓNIO CARLOS – Para a história da
MAÇONARIA em Portugal 1913-1935. Editorial Vega 1976. Consultado a 4 de Novembro
de 2013, pelas 15h
2 - MARQUES,
A.H. DE OLIVEIRA – A Maçonaria Portuguesa e o Estado Novo. Publicações Dom
Quixote 1975. Consultado a 4 de Novembro, pelas 19h
3-
Maçonaria
em Portugal. Ritos Maçónicos. Acedido em http://www.maconariaportugal.com,
no dia 4 de Novembro de 2013, pelas 20h
4-
Idem
5-
Os
Ritos Maçónicos como exegese simbólica. Acedido em http://www.freemasons-freemasonry.com,
no dia 5 de Novembro de 2013, pelas 12h
6-
Ritos
Maçónicos. Rito maçónico de Origem Antiga, Primitivo e Cavalheiresco. Acedido
em http://arlsconstrutoresdapaz.blogspot.pt,
no dia 5 de Novembro, pelas 13h
7-
A
Liturgia do Rito Adonhiramita. Acedido em http://www.adonhiramita.org, no dia 6 de
Novembro, pelas 20h