sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Comentadores do PSD - Dia 09 a 15 de Dezembro

Nos comentários da semana passada, Marcelo Rebelo de Sousa, fala sobre as questões económicas em Portugal, a entrevista do Primeiro-Ministro e sobre o convite de António José Seguro para um Debate. Por sua vez, Miguel Sousa Tavares, comenta a hipocrisia no funeral de Nelson Mandela. Em último, Manuela Ferreira Leite, contraria a visão de sucesso do Governo relativamente aos objetivos.
O Professor Marcelo Rebelo de Sousa inicia o seu comentário respondendo à pergunta “se o agravamento das relações da Troika com a Grécia favoreciam Portugal”. Iniciou a sua resposta afirmando que a situação grega era dramática, mas poderia trazer algumas vantagens para o nosso país, pois a EU deverá de fazer tudo ao seu alcance para que, Portugal seja um caso de sucesso. Devido aos erros admitidos pela Troika, é essencial, que exista um caso de sucesso.
Relativamente à economia portuguesa, para o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, “a precisão do banco de Portugal sobre a recessão é mais favorável do que se pensava (em algumas decimas). (…) Estes dados explicam a autoconfiança do Governo e faz diferença ele (Passos Coelho) ter as costas quentes com estes resultados positivos ”[1].
No que diz respeito à entrevista do Primeiro-ministro à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa assinala alguns pontos, sendo eles os seguintes[2]:

  • ·         Passos Coelho jogou muito à defesa;
  • ·         Não quis falar de eleições nem do Tribunal Constitucional;
  • ·         Já se permite criticar o FMI (já sem Vítor Gaspar);
  • ·         Discurso mais próximo de Frasquilho e do P.P.
  • ·         Decisão do Tribunal Constitucional – Não queria pressionar, mas estava preocupado;
  • ·         Encontrava-se menos arrogante e mais terra-a-terra;
  • ·         Faltava um discurso virado para o futuro;
  • ·         Relativamente às questões sobre o social – Foi muito tecnocrata. Essa falta de esperança é um problema dos portugueses, estamos a viver o dia-a-dia a semana-a-semana e temos direito a que o nosso Primeiro-ministro, como a oposição, nos digam como é Portugal daqui a 3,4,5 anos.
Relativamente ao convite de Seguro a Passos Coelho para debate, o comentador da TVI, afirma o seguinte: “Ao Seguro faço uma crítica parecida com a que faço ao Passos Coelho, porque Seguro gere a oposição dia-a-dia e semana-a-semana. A oposição deveria ter um horizonte de esperança. Depois Seguro gosta muito de tirar coelhos da cartola (…) no meio de um debate propor outro debate. A ideia de debate é uma boa ideia, mas se for para discutir o programa cautelar ou o futuro. (…) Os portugueses têm direito a um debate político em Portugal e nunca houve uma aridez política como agora já que os debates quinzenais não esclarecem nada”. Ou seja, segundo o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, em Portugal existe um autêntico vazio em relação a perspetivas futuras e, deveria, existir um debate para esclarecer o que se irá passar depois da Troika.
Outro comentador, neste caso, Miguel Sousa Tavares refere a hipocrisia relativamente ao funeral de Nelson Mandela. Este afirma que muitas das personalidades politicas que se encontravam no funeral e que, inclusivamente, fizeram declarações, apenas o fizeram por ser uma obrigação de Estado e não como forma de homenagem[3]. Entende-se aqui uma subtil crítica em relação ao Presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva.
Manuela Ferreira Leite, por sua vez, afirma que não consegue ver o sucesso, porque “ (…) o sucesso não é porque se atingiram os objetivos (…) [e que] as consequências deste processo foram trágicas, ou seja, uma taxa de desemprego que é melhor não falar dela e o empobrecimento da população dramática”. A comentadora e ex-líder do PSD explica as razões do crescimento, equiparando-o aos resultados de uma guerra, pois “ (…) quando há uma guerra, morrem milhões de pessoas, destroem-se imensas coisas (…) a reconstrução daquilo que foi destruído e, o desaparecimento de um conjunto de pessoas que pesavam na economia, não há outra consequência a não ser começar a crescer”[4].




                                                                                             João Martins


[1]Comentário de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI no dia 15 de Dezembro de 2013 http://www.tvi.iol.pt/videos/programa/4529/128762
[2] Idem
[3] Comentário de Miguel Sousa Tavares na SIC no dia 09 de Dezembro de 2013 http://sicnoticias.sapo.pt/premium/2013/12/09/os-comentarios-de-miguel-sousa-tavares
[4] Comentário de Manuela Ferreira Leite na TVI24 no dia 13 de Dezembro de 2013 http://www.tvi24.iol.pt/opiniao/ManuelaFerreiraLeite-FerreiraLeitecomparaestadodopaisaum%C2%ABpos-guerra%C2%BB/1518969-5339.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.