terça-feira, 8 de outubro de 2013

Resultados autárquicas 2013




Na última aula estiveram presentes representantes dos Verdes, PCP, PS e PSD para uma discussão no âmbito dos resultados eleitorais das últimas autárquicas.
Do PCP, Pedro Ventura, vereador de Sintra, começou por falar-nos dos bons resultados que a CDU obteve, tendo passado de 28 câmaras para 34 e sendo assim a força maioritária na zona de Lisboa. Numa primeira abordagem, referiu as diferenças sociológicas que as regiões têm entre si. Os partidos exercem um poder diferenciado dependendo da zona geográfica de que falamos. Daí se explica os excelentes resultados em zonas como o Alentejo em comparação com zonas como o interior do país. Pedro Ventura citou a esse propósito o facto de ser de Viseu e de esta ser um dos bastiões do PSD tendo mesmo utilizado a expressão “cavaquistão” para se referir à concentração de apoiantes de Cavaco Silva em Viseu.
PSD e CDS perderam cerca de 600 mil votos relativamente às últimas autárquicas. Apesar do representante do PSD ter rejeitado sempre o conceito de “voto de protesto”, esta foi a explicação avançada por Pedro Ventura bem como pela representante dos Verdes, Cláudia Madeira.
Rapidamente se começa a discutir um problema que afecta todos os partidos existentes; a abstenção. Segundo Pedro Ventura, em Sintra, por cada 10 eleitores apenas 4 votaram. Torna-se então necessário e urgente perceber as razões que levam tantos cidadãos a abdicarem conscientemente de participarem neste processo; perceber o porquê de tanto eleitorado descontente e também travar o discurso anti partidário que encontra actualmente terreno fértil para vingar.
Em Sintra, o contexto do representante do PCP, o partido conseguiu mais um vereador na Câmara municipal e mais dois deputados na assembleia municipal enquanto o PSD e o CDS perderam em conjunto cerca de 45 mil votos.
Quanto ao Partido Comunista Português, vai capitalizar a confiança que teve nas eleições e trabalhar para a alteração das políticas no país que apenas provocam o seu empobrecimento.




Sofia Almeida 
212280

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.