quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Por terras alentejanas, fazendo um desvio aos algarves

Fazer um rescaldo ao resultado das eleições autárquicas nem sempre é fácil. Quem foram os vencedores, quem foram os vencidos, quem ficou assim assim. Para uns a resposta é certa, para outros, o descontentamento é ponto assente.

Foi em tom de desaprovação que os líderes do PSD, CDS e CDU (PCP e PEV) reagiram á esmagadora derrota que sofreram em terras algarvias. Para os líderes destes partidos, o que merece destaque no resultado obtido não é o voto em si, mas o significado do mesmo.

António Eusébio, presidente do PS Algarve, admite que em “embora as eleições autárquicas sejam sempre muito pessoais”, existiu de facto no voto urbano, “uma demonstração de contestação às actuais políticas do governo”.

Por sua vez, Vasco Cardoso, coordenador da CDU Algarve, sintetiza os resultados eleitorais dizendo que os mesmos simbolizaram “uma derrota com grande significado por parte dos partidos que apoiam o Governo e que é inseparável da onda de descontentamento e protesto que tem atravessado o país”.
A opinião geral da CDU, é que o resultado obtido revelou também um movimento de mudança que se espera que se mantenha a nível nacional futuramente.

De referir que o PS Algarve, juntou às sete câmaras que já detinha, as de Alcoutim, Lagoa e Loulé.

Por terras alentejanas, bastião do comunismo a nível nacional, o estado de espírito da maior parte dos intervenientes políticos nestas autárquicas, expressava um óbvio contentamento.

Exemplo disso é o comunicado da CDU de Castro Verde, onde se podia ler que “a vitória em todas as mesas de voto e a maioria em todos os órgãos autárquicos” traduziam a vontade e a confiança do povo da região na boa gestão levada a cabo pelos anteriores governos.

Relativamente á oposição, surge a promessa de uma oposição construtiva levada a cabo pelo PS Castro Verde, e o destaque para a eleição de mais um membro para a Assembleia Municipal pelo PS Serpa, vista como um reforço de competência dos socialistas. É de destacar ainda o bom desempenho do PS em Moura, onde ficaram a escassos votos de conquistar a câmara à CDU.

Tiago Gonçalves 212812

Fontes:

·         In http://www.carteia.pt/pagina/edicao/39/52/noticia/2476  09/10 17:25

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.