quinta-feira, 3 de outubro de 2013


29 de Setembro de 2013, uma noite de fracasso para o Bloco de Esquerda!

O passado dia 29 de Setembro foi um dia de derrota histórica para o Bloco de Esquerda. O partido não alcançou nenhum dos objectivos que tinha definido para estas eleições autárquicas, registando piores resultados que em 2009. 
 Com 100 deputados municipais eleitos (37 comparativamente a 2009) e 138 membros para a Assembleia de Freguesia, o foco da derrota bloquista incidiu essencialmente, na perda da única autarquia que tinha, Salvaterra de Magos. Para além disso o Partido, não consegui eleger um vereador para a capital (um dos seus objectivos para estas eleições), contando agora com um total de oito vereadores, menos um que em 2009.
Estes resultados tal como o coordenador do Partido referiu no final da noite eleitoral, «ficaram muito aquém das expectativas», assumindo também a «frágil participação, inserção do BE nas autarquias e no trabalho autárquico». No entanto e apesar da derrota, preferiu destacar o bom desempenho das coligações em que o partido participou no Funchal e em Santa cruz.
 A terminar as suas declarações sobre os resultados eleitorais João Semedo, não deixou de destacar a derrota do governo e da direita, realçando que «os maus resultados do Bloco não iludem a derrota do governo».
O fracasso da direita e do governo, o bom desempenho das coligações e das listas independentes que o Bloco de Esquerda apoiou e a «derrota do jardinismo», não foram o suficiente para sossegar alguns dos militantes e ex-dirigentes do partido, que manifestar o seu desagrado face aos resultados obtidos, tendo mesmo criticado a actual liderança.
Joana Amaral Dias, ex – dirigente do Bloco de Esquerda, admite que o Partido tem «incorrido numa acumulação de erros» que na sua opinião, tem levado «à perda de eleitores e simpatizantes», não antevendo por isso, «soluções fáceis», para o Partido.
Mas as vozes de descontentamento não se ficam por aqui. João Madeira reforça a necessidade de se reflectir sobre os resultados eleitorais do passado Domingo admitindo que, o Bloco de Esquerda precisa de maior empenho, mais trabalho a nível local, pois só assim conseguirá ser «uma organização abrangente a nível nacional».
Ainda em declarações sobre aquele que foi o desempenho do Partido nas eleições, João Madeira, não deixa de se dirigir á actual liderança. Relembrou que, João Semedo e Catarina Martins foram eleitos há um ano, reconhecendo ainda assim, as dificuldades de suceder a «uma fase de carisma e capacidade de liderança», referindo-se a Francisco Louça.
Como vimos, a «viragem à esquerda» tão apelada pelos Bloquistas não se verificou no passado Domingo. Para além dos resultados devastadores que o Partido enfrentou, conta agora com contestações e manifestações de preocupação e desagrado relativamente ao seu funcionamento e liderança, por parte de alguns militantes. Tal descontentamento vai ao encontro do que mencionei no meu anterior comentário (sobre as autárquicas), relativamente à possível fragilidade que a liderança do Bloco de Esquerda podia enfrentar, caso os resultados não fossem os esperados.
Questionado sobre as consequências negativas que os resultados eleitorais param a liderança do partido, João Semedo, diz que nem ele, nem a Comissão política vêm a necessidade de se repensar a liderança a dois do Partido.
O facto é que, os resultados foram maus para o Partido. O Bloco de Esquerda ficou sem Salvaterra de Magos. João Semedo não foi eleito vereador em Lisboa. As vozes de desagrado também se fazem ouvir. Perante este cenário, será que se adivinham mudanças no Bloco?!
Jéssica Caetano, 212271


Fontes:
http://www.esquerda.net/artigo/aut%C3%A1rquicas-2013-bloco-n%C3%A3o-atinge-objetivos-governo-sofre-derrota-hist%C3%B3rica/29677
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=659688
http://www.bloco.org/
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/detalhe/bloco_de_esquerda_falha_vereacao_na_camara_de_lisboa.html
http://www.noticiasaominuto.com/politica/111633/resultados-do-bloco-ficaram-muito-aqu%C3%A9m-das-expectativas#.Uk1ERyRJM1I

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.