sábado, 7 de dezembro de 2013

Estratégias Orçamentais

No dia 5 de Dezembro de 2014, a C­âmara Municipal da Ribeira Grande aprova o orçamento de 17,95 milhões de euros para o ano que se avizinha. Com a abstenção dos vereadores do Partido Socialista, o orçamento só foi aprovado com os votos dos responsáveis sociais-democratas.
                  Tal como prometeu Alexandre Gaudêncio na sua campanha eleitoral, o presidente do executivo da Ribeira Grande indicou as primazias objectivadas pela aprovação deste orçamento, apontando a necessidade de criação de um Fundo de Emergência Social e o reforço do apoio à habitação degradada.
No entanto, o presidente da Câmara Municipal mostrou-se desiludido com a abstenção do Partido Socialista nas suas medidas onde se notifica no documento de aprovação “O Fundo de Emergência Social foi aprovado com a maioria dos votos dos vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata e abstenção do PS, o que é de lamentar, pois trata-se de uma ferramenta que vida ajudar quem está a passar necessidades”1
Alexandre Gaudêncio também aprova a disponibilidade de um médico de família que dará consultas gratuitas por todo o concelho da Ribeira Grande, principalmente para famílias com dificuldades e que habitam longe dos postos de saúde.
Outra das medidas implementadas pelo município da Ribeira Grande enquadra-se no empreendedorismo, onde a autarquia prometeu fomentar o auto-emprego, na prossecução da Bolsa de Emprego, do qual o executivo irá disponibilizar ferramentas e formação pelas freguesias de modo a proporcionar às pessoas interessadas, aprofundar o seu conhecimento ao nível de mecanismos disponíveis que possibilitam a criação das suas empresas. Mais uma vez, surge o desacordo por parte do PS sobre as medidas apresentadas pela autarquia vencedora das últimas eleições.
Os planos de aproveitamento do orçamento não ficam por aqui. O executivo camarário decidiu extinguir os apoios ao nível do plano do Quadro Comunitário de Apoio que irá terminar no último dia do ano de 2013. Alexandre Gaudêncio apresenta uma lista de obras que considera importantes, urgentes e primordiais para o seu concelho, tais como a construção do parque desportivo na freguesia de São Brás, a ligação da Rua do Jogo ao Bairro de Santa Rosa, na freguesia da Ribeirinha, e saneamento básico no centro da cidade.
Por fim, o presidente da Câmara Municipal assinala que as verbas para as juntas de freguesia irão ser reforçadas por um volumoso valor, em média, de 25% em comparação com os valores atribuídos pelo último executivo.
Alexandre Gaudêncio conseguiu, então, aprovar um orçamento capaz de proporcionar os seus objectivos. Resta agora ao segundo concelho mais populoso da ilha de S. Miguel, saber se o seu novo presidente do executivo conseguirá implementar as medidas que promoveu durante a sua campanha eleitoral das últimas eleições autárquicas das quais venceu.

Rui Câmara 212303



Fontes:
                  1 – Retirado do artigo “Câmara da Ribeira Grande aprova orçamento para 2014” de Açoriano Oriental”, 5 de Dezembro de 2014.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.