domingo, 8 de dezembro de 2013

As Alternativas Socialistas



A esquerda política tem inúmeras vertentes, podemos sempre classifica-las como mais à esquerda, ou com um pendor mais para o centro. Nos anos 80 e 90 a proliferação destes ditos partidos de esquerda foi enorme caso do MRPP e do BE, é claro que possuíam ligeiras alterações, uns Maoístas, outros Trotskista.
Estes partidos vieram a perder força e representatividade a nível nacional, no Séc.XXI tem vindo a decrescer vertiginosamente, ao ponto de raramente se ouvir falar na comunicação social do MRPP.
A crise é sempre altura de reinventar, e com a crescente austeridade o povo voltou a olhar para a esquerda com bons olhos, contudo, o Bloco de Esquerda estava a quem do exigido, e foi então por isso que alguns dissidentes do BE decidiram criar um Movimento de Alternativa socialista, começou como apenas um movimento liderado por Gil Garcia, mas a partir do passado mês de Agosto o tribunal constitucional reconheceu o MAS como partido. Gil Garcia disse aquando da saída desta decisão do tribunal constitucional que “O MAS veio para ficar e está de portas abertas para quem lutar por um novo 25 de Abril” . 
Estas alternativas socialistas por parte de dissidentes de alguns partidos não é algo incomum, recordo que  o BE foi formado por dissidentes da União Democrática Popular, da Frente de Esquerda Revolucionária e do Partido Socialista Revolucionário.
            O MAS classifica-se como um partido de combate e não eleitoralista,  tem crescido imenso, também fruto da contestação social que o povo português tem vindo a fazer a este governo, os portugueses precisam de alternativas, e o líder do MAS foi bastante astuto ao tentar criar um partido de alternativa socialista nesta época de crise profunda. Segundo o manifesto programático do MAS é necessário romper com a esquerda tradicional, que não tem dado resposta às necessidades do povo trabalhador, resta então saber se será o MAS a dar as respostas que faltam no nosso país.

Rúben Assis Nº212294

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.